20/04/11 – Não sou contra o Rodoanel, sou contra o trecho que passa pela Serra da Cantareira

BENÇÃO

A palavra “bênção” vem do verbo “bendizer”, do hebraico Bêrêk.

A benção que Deus dá ao ser humano de “dominar e submeter a terra” (Gn 1,28), não significa que nós podemos  fazer com a natureza  tudo o que quisermos. A expressão “dominar” poderá ser traduzida também por “governar”, “cuidar”, “preservar”. PRESERVAR A SERRA DA CANTAREIRA.

Dessa definição de “bendizer a Deus”, passou a significar também, por analogia, o ato de abençoar os homens (Gênesis 1,22.28;12,2-3) e também os objetos (Êxodo 23,25).

Da mesma forma, também os homens que nos representam na terra (pela autoridade natural, religiosa ou civil) e que não são DEUS, estou falando mais particularmente com a DERSA, CONSEMA, CETESB, INSTITUTO FLORESTAL, IBAMA,  GOVERNO ESTADUAL, GOVERNO FEDERAL, MINISTÉRIO PÚBLICO AMBIENTAL, PREFEITURA, ETC, devem abençoar, cuidar, zelar, proteger, ajudar, aqueles que estão sob seus cuidados, por exemplo: a população, a natureza, o meio ambiente, a fauna, a flora, o ecossistema, etc.

A criação deve ser vista e aceita  por todos como boa na sua totalidade; boa porque é um dom de Deus; boa porque  é o meio ambiente  em que todos nós fomos colocados  e no qual vivemos, em solidariedade uns com os outros.

É o Jardim que o ser humano deve “cultivar e guardar” (Gn 2,15), a harmonia com a    natureza  e, no centro de tudo, a árvore da vida. Deus pede ao homem e a mulher preservar o nosso planeta e preservar o nosso planeta é preservar uma parte do planeta,  a  SERRA DA CANTAREIRA. Cuidar dela, zelar por essa nossa casa  comum,  e por tudo que nela habita com a mesma paixão amorosa do Deus criador, em  vista da felicidade de todas as pessoas e de todos os seres vivos.

Que Deus, com a força do seu Espírito Santo, renove a face da terra, nos dê a graça de continuar preservando sua obra criadora, lutando contra todos os males que ameaçam a vida no planeta,  por exemplo o EMPREENDIMENTO “RODOANEL METROPOLITANO MARIO COVAS – TRECHO NORTE” que vai passar pela Serra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *