NO CAMINHO ENCONTREI ESSA LINDA FLOR, NO MEIO DO MATO.

Foto: Conceição Aparecida Santos – 20/10/2013
AO CAMINHAR ENCONTREI ESSA FORMIGUINHA. OPA! FORMIGUINHA NÃO, FORMIGONA.

Foto: Conceição Aparecida Santos – 20/10/2013
SUBIDA DA SERRA. A ENTRADA DA FAZENDA SANTA MARIA FICA EM FRENTE AO GREEN GARDEN.

Foto: Conceição Aparecida Santos – 20/10/2013.
SUBIDA DA SERRA.

Foto: Conceição Aparecida Santos – 20/10/2013.
DESCIDA DA SERRA.

Foto: Conceição Aparecida Santos – 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA, LÁ EMBAIXO, POIS ELA FICA NUM VALE. POR AQUI, O EMPREENDEDOR DERSA CONSTRUIRÁ UM VIADUTO QUE PASSARÁ POR SOBRE A FAZENDA.

Foto: Conceição Aparecida Santos – 20/10/2013.
Todos os posts de admin
20/10/2013 – Domingo – Visitei a Estrada do Engordador e a Fazenda Santa Maria, zona norte da cidade de São Paulo, Brasil. Nesta data nossa floresta está intacta. No caminho encontrei algumas marcações do DERSA, como consta na foto, são sondagens feitas na mata para a construção de um viaduto, parte da obra denominada "Trecho Norte do RODOANEL".
ENTRADA DA FAZENDA SANTA MARIA

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
ESTRADINHA QUE LEVA ATÉ À FAZENDA SANTA MARIA, À PÉ OU DE CARRO.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
PROPRIETÁRIA DA FAZENDA SANTA MARIA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
ESTRADINHA QUE LEVA ATÉ À FAZENDA SANTA MARIA, À PÉ OU DE CARRO.

VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VISTA DA FAZENDA SANTA MARIA DE QUEM DA RUA DO ENGORDADOR OLHA.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
CAMINHANDO PELA ESTRADA DO ENGORDADOR AVISTEI, MAIS OU MENOS PRÓXIMO AO N.15 DESSA ESTRADA, UMA PLACA CIMENTADA NO CHÃO, COM A MARCA DO DERSA,REFERINDO-SE AO MÊS DE SET/10, PROVAVELMENTE QUANDO PASSARAM POR AQUI. NA PLACA TINHA OS DIZERES, “PROTEGIDO POR LEI, NÃO DESTRUIR”.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.

VOLTANDO NA ESTRADA DO ENGORDADOR.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VOLTANDO NA ESTRADA DO ENGORDADOR.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
VOLTANDO NA ESTRADA DO ENGORDADOR.

Fotos: Conceição Aparecida Santos em 20/10/2013.
17 de outubro de 2013 – BID atesta viabilidade socioambiental em obras do Rodoanel Norte
A Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A) confirmou nesta quinta-feira a viabilidade socioambiental nas obras do trecho Norte do Rodoanel, que ligará as rodovias Dutra e Anhanguera.
Conforme comunicado distribuído à Imprensa, “o Rodoanel Norte, empreendimento gerenciado pela Dersa, atende a todas as exigências socioambientais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador das obras”.
Ainda segundo a nota, “em julho, a instituição financeira decidiu pela não continuidade das investigações do Mecanismo Independente de Consulta e Investigação (MICI) nos dois processos que questionavam os impactos do empreendimento para o meio ambiente e para a sociedade”.
O MICI monitora o cumprimento das políticas operacionais relevantes do BID e funciona como um fórum independente para reivindicações das comunidades ou indivíduos que foram ou podem ser afetados pelos empreendimentos financiados pela instituição.
Fonte: Redação Guarulhosweb – 17/10/2013
http://www.guarulhosweb.com.br/gwebnoticia.php?nrnoticia=55172
Libertem Ana Paula. Libertem nossos ativistas.
Olá CONCEIÇÃO,
Depois que milhares de pessoas se manifestaram pela libertação da ativista brasileira Ana Paula, que está presa na Rússia, a presidente Dilma Rousseff se manifestou sobre o caso: “Solicitei ao ministro Figueiredo [de Relações Exteriores] contato de alto nível com o governo russo para encontrar solução para Ana Paula”, postou a presidente em sua conta no Twitter.
A declaração de Dilma é a prova de que a mobilização popular tem força. E é justamente esse direito que está em jogo. Ana Paula e outras 29 pessoas estão desde o dia 19 de setembro em prisão preventiva na Rússia, acusadas de pirataria. O grupo foi preso simplesmente por ter feito um protesto pacífico, em águas internacionais, contra a exploração de petróleo no Ártico.
Várias organizações ambientais e de direitos humanos, políticos e artistas já prestaram solidariedade aos ativistas. Junte-se a nós nessa mobilização para que a embaixada russa interceda pela libertação de Ana Paula. E compartilhe com seus amigos, para que eles também enviem uma mensagem aos diplomatas. Pela liberdade dos ativistas. E pela liberdade de protestar pacificamente.
Abraços,
Fabiana Alves
Coordenadora da Campanha Clima e Energia
Greenpeace Brasil

A brasileira Ana Paula Maciel será mantida em prisão preventiva por 2 meses após protesto pacífico. (Foto: © Dmitri Sharomov / Greenpeace)
Um grupo de 28 ativistas do Greenpeace Internacional e dois jornalistas estão presos na Rússia suspeitos de pirataria. Entre eles está a bióloga brasileira Ana Paula Maciel, de 31 anos.
O grupo foi preso no dia 19 após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico, em uma plataforma da Gazprom, no mar Pechora. Todos eles podem ser condenados a até 15 anos de prisão.
Precisamos de sua ajuda para levar Ana Paula, os ativistas e jornalistas de volta para casa. Envie uma carta à presidente Dilma e ao embaixador da Rússia no Brasil Sergey Pogóssovitch pedindo a intervenção deles junto às autoridades russas.
Você também pode ligar para a Embaixada ou para os Consulados do Rio de Janeiro e São Paulo para pedir a libertação da nossa ativista Ana Paula.
Embaixada da Rússia: (61) 3223.3094/4094
Consulado Geral da Rússia em São Paulo: (11) 3814.4100
Consulado Geral da Rússia no Rio de Janeiro: (21) 2274.0097
Fonte: http://www.greenpeace.org/brasil/pt/O-que-fazemos/Clima-e-Energia/libertem-nossos-ativistas/?utm_campaign=artico&utm_source=widget_blogs&utm_medium=widget
05/10/2013 – A Constituição Federal em vigor no Brasil foi promulgada em 5 de outubro de 1988. É a sétima da nossa história e foi a que garantiu mais direitos ao povo brasileiro, tanto que é conhecida como Constituição Cidadã.
LEGIÃO URBANA É INDIGNAÇÃO …
Desmatamento para obra do Rodoanel Norte. Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que acusa a Dersa de derrubar vegetação em área de preservação, multou a empresa.
Um desmatamento irregular de cerca de 4 mil m2 de vegetação aos pés da Serra da Cantareira, equivalente à metade de um campo de futebol, paralisou há mais de duas semanas as obras do Trecho Norte do Rodoanel, na altura dos Parques Municipais do Bispo e Itaguaçu, na zona norte de São Paulo. O embargo, feito pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, é o novo capítulo da disputa de competência entre as esferas municipal e estadual sobre a fiscalização do empreendimento.
Fiscais da Prefeitura estiveram no local no dia 13 e constataram que a construção havia avançado em relação à área autorizada. Além do embargo, a secretaria aplicou multa de R$ 1,5 milhão à empresa de Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) e à Construtora OAS, que executa a obra. “Elas têm um prazo de 20 dias para a defesa. Caso não se manifestem, será lavrada a multa”, diz Cláudia Tonelli Franco Bastos, diretora do Departamento de Gestão Descentralizada da secretaria.
A Dersa, estatal responsável pela construção, admite o erro e diz que a área foi derrubada por causa de uma mudança no projeto para a abertura de um túnel. A empresa afirma que havia informado o problema à Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) em julho e aguardava orientação para regularizar o licenciamento complementar.
“Houve falha no controle de obra, mas a supressão está dentro do perímetro previsto pelo projeto original”, diz o presidente da Dersa, Lawrence Casagrande. Segundo ele, a empresa vai propor compensação ambiental de 1,36 hectare, três vezes o total da área suprimida.
Em nota, a Cetesb reforça a posição da Dersa e diz que o Termo de Compromisso de Recuperação Ambiental (TCRA) será refeito. “Muito nos surpreendeu a atuação da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, que agiu sem nos consultar”, ressalta a companhia. “Essas pequenas alterações de traçado são comuns em grandes obras de engenharia, e esta se ateve à faixa de domínio.”
A faixa de domínio, no caso do Rodoanel, são os 130 metros de largura desapropriados para a construção ao longo da via. As obras, porém, não ocupam necessariamente toda esta área.
Disputa. A secretaria, que acusa a Dersa de derrubar vegetação em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de patrimônio ambiental, afirma que se amparou em duas leis da cidade para promover o embargo: a Lei Orgânica do Município e o Decreto Municipal 42.833.
No entanto, segundo o advogado Antonio Fernando Pinheiro Pedro, especialista em Direito Ambiental, a secretaria extrapolou sua competência. Ele afirma que a Lei Complementar 140 encerrou a briga antiga acerca do assunto e esclarece que o poder de fiscalização e multa está associado ao nível em que se dá o licenciamento – no caso do Rodoanel, a esfera é estadual.
“O embargo só poderia ocorrer se houvesse urgência. Mas, como o órgão licenciador (Cetesb) já estava a par, isso não se justifica”, diz Pinheiro Pedro. “A Dersa tem mostrado pressa em concluir a obra, mesmo às custas de impactos ambientais, mas não se justifica que a secretaria se sobreponha às leis para pressionar.”
A secretaria confirmou que não notificou a Cetesb e manteve a posição de que tem o poder de legislar sobre o município. “Optamos pelo embargo porque se tratava de uma situação drástica”, diz a diretora de Gestão da secretaria.
Mesmo admitindo o desmatamento irregular, a Dersa não reconhece o embargo feito pela secretaria e promete recorrer. “A obra passa por diversas cidades e elas tiveram a chance de se manifestar durante as várias audiências públicas. Vamos usar meios jurídicos, se necessário, para que a Prefeitura retire as multas”, afirma Casagrande. “É como se o prefeito de Santos viesse aqui e mandasse parar as obras.”
Matéria publicada originalmente no Estadão.com.br
Postado por Alecir Macedo
Fonte: http://vilanovacachoeirinha.blogspot.com.br/2013/08/desmatamento-para-obra-do-rodoanel-norte.html
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
27/09/2009 – Conheça as etapas de expansão do Rodoanel
Rodoanel está sendo ampliado para interligar rodovias de São Paulo e diminuir congestionamentos na capital paulista
VEREADORES SOBREVOAM FUTURO AERÓDROMO E RODOANEL NORTE
Aurélio Nomura (PSDB), Alfredinho (PT), Paulo Fiorilo (PT), Ricardo Nunes (PMDB) e o secretário do Verde, Ricardo Teixeira foram conferir de perto a área em Parelheiros onde será construído o terceiro aeroporto da cidade
O vereador Aurélio Nomura, presidente da Comissão Extraordinária Permanente de Meio Ambiente, acompanhado do secretário do Verde, Ricardo Teixeira, e dos vereadores Alfredinho (PT), Paulo Fiorilo (PT) e Ricardo Nunes (PMDB) realizou hoje (30/08) pela manhã um sobrevoo na região de Parelheiros, zona sul, para conhecer o local proposto para a construção do futuro aeródromo destinado à aviação executiva que atenderá helicópteros, jatos executivos e táxis aéreos, além de transporte de carga.
De acordo com o vereador, a região não abriga floresta primária, mas é resultado de reflorestamento. “O local é próximo à divisa de Embu-Guaçu e do Rodoanel. Embora o empreendimento não esteja em uma região de proteção ambiental, está em uma área que sofre restrições ambientais, pois encontra-se ao lado da Várzea do Rio Embu-Guaçu, principal formador da Represa de Guarapiranga, e também do Parque Jaceguava e de outros locais protegidos”, destaca o parlamentar. “Por isso, é fundamental conhecermos e debatermos esse assunto, pois a região sofrerá um grande impacto”, disse o vereador Aurélio Nomura
O empreendimento, que tem previsão de custo de R$ 1 bilhão, será erguido com recursos da iniciativa privada, de acordo com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), e deverá ficar pronto até dezembro do ano que vem. O aeródromo terá capacidade para operar até 240 mil pousos e decolagens por ano. Será o primeiro empreendimento brasileiro de aviação geral a ser explorado em modalidade de autorização e que poderá cobrar tarifas aeroportuárias.
RODOANEL NORTE

Os vereadores e o secretário seguiram depois para o sobrevoo ao Rodoanel / Trecho Norte para verificar a área dos embargos determinados pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente e também para verificar o andamento das obras.
“No dia 3 de setembro, às 10h, a Comissão Extraordinária Permanente do Meio Ambiente estará debatendo esse assunto com a Cetesb, o órgão fiscalizador do projeto”, informou Aurélio Nomura.
O novo trecho, que teve a construção iniciada em março deste ano, terá 44 km de extensão, e interligará os trechos Oeste e Leste do Rodoanel. A previsão é que as obras durem 36 meses.
A construção do Rodoanel Norte faz parte do acordo no valor de R$ 332,8 milhões assinado entre o ministro dos Transportes, César Borges, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, dia 22 de agosto, e que inclui ainda o Ferroanel Norte, que seguirá o mesmo traçado do Rodoanel. A sinergia entre as duas obras resultará em uma economia estimada em R$ 1,3 bilhão e reduzirá o impacto social e ambiental dos empreendimentos.
Fonte: http://www.aurelionomura.com.br/site2/vereadores-sobrevoam-futuro-aerodromo-e-rodoanel-norte-2/







