A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada para investigar supostas irregularidades no uso e ocupação do solo da Serra da Cantareira se reuniu nesta quarta-feira e aprovou requerimentos que nortearão os trabalhos do colegiado nas próximas semanas. Segundo o presidente da CPI, Paulo Frange (PTB), a juntada inicial de informações oficiais é essencial para o andamento das reuniões.
O vereador Juscelino Gadelha (PSB), autor de alguns dos requerimentos aprovados, explicou que eles se dividem em três aspectos das investigações. O primeiro deles é o pedido de informações a respeito das compensações ambientais colocadas para a Desenvolvimento Rodoviário S.A. (Dersa) por conta da construção do Trecho Norte do Rodoanel.
Outro ponto levantado por Gadelha e aprovado pelos demais membros da CPI é trazer à Câmara representantes do Horto Florestal, para que eles informem aos parlamentares a atual situação da Serra da Cantareira, do ponto de vista ambiental.
Por fim, o vereador também propôs ao colegiado discutir a construção do condomínio residencial Parque Itaguaçu, ao pé da serra. Segundo Paulo Cahim, da associação de moradores do local, o projeto original não está sendo respeitado, e têm ocorrido situações como o corte de árvores centenárias e o fechamento de córregos de áreas de preservação permanente.
Fonte: Camara Municipal de São Paulo em 9/5/2012 – 16h10.