Devido às ocupações irregulares do solo na Serra da Cantareira, foi Instalada na Câmara Municipal de São Paulo a Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, no qual sou membro.
Cantareira: A Serra da Cantareira está localizada ao norte da Cidade de São Paulo, com 64.800 hectares de área. É uma região montanhosa com predominância de rochas Graniticas e serras alongadas …que apresenta vales, Mirantes, Pedreiras, represas, lagos artificais, rios e riachos. Contém mais de 90 mananciais que produzem 33 mil litros de água por segundo, além de ser nascente de diversos córregos que banham o rio Tietê, como o Cambuçu de Baixo, que abrange os municípios de São Paulo, Guarulhos, Mairiporã e Caieiras, separados pela Serra da Pirucaia. Sua encosta sul pertence ao Parque Estadual da Cantareira, reserva possuidora de 7.916 hectares – o equivalente a 8 mil campos de futebol. Apresenta também normas rígidas de preservação da mata atlântica nativa, portando poucas trilhas. A Vegetação é preservada nas áreas de maior altitude e de proteção ambiental. Suas altitudes variam entre 750 a 1215 metros. A Região abriga o sistema Cantareira que são várias represas responsaveis pelo abastecimento de água de uma grande parte da cidade de São Paulo.
Devido a constantes invasões desordenadas de solo por loteamentos clandestinos desde 1990 e invasões irregulares, surgiram na região desde um bairro de alto padrão, de nível médio e formação de favelas com elevados níveis de carência, causando o desmatamento e a exposição do solo, e a cada chuva que atinge a região ocorrem deslizamentos de terra, transportando sedimentos para os córregos até chegar na Calha do Rio Tietê ocasionando o assoreameno e a diminuição da calha do rio, sendo que de todo o montante de resíduos que são retirados da calha do rio Tietê e Pinheiros 95% é terra e apenas 5% é lixo urbano, agravando a situação de enchentes no Município. Foi aprovada recentemente as Obras do trecho Norte do Rodoanel, se não houver um estudo técnico aprofundado e ações de preservação agravará a situação.
A pesquisa do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT afirma ainda que, enquanto a ocupação desordenada da Cantareira não for contida, a despoluição do rio Tietê “nunca será completada”.
Por esses motivos a CPI – Cantareira, foi instalada na Câmara Municipal no Intuito de Investigar as denúncias, averiguar licenças de obras irregulares, ouvir as Associações e os movimentos em prol da preservação da Cantareira e viabilizar um estudo Geológico aprofundado, avaliação de impactos Ambientais e trazer a tona os Problemas, sensibilizando e convencendo o poder Público a tomar as providências cabíveis.
Fonte: postado por Vereador Dr Milton Ferreira às 13:52
http://verdrmiltonferreira.blogspot.com.br/2012/05/cpi-serra-da-cantareira.html