27/05/2024 – 💊 A Sua Excelência a Senhora Nísia Verônica Trindade Lima, Ministra de Estado da Saúde

💊TUDO SOBRE: FALTA DE MEDICAMENTOS DE ALTO CUSTO NO AME MARIA ZÉLIA

Última atualização:

10/07/2024 – Continua no DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA EM SAÚDE – DLOG/SE/MS, que sugeriu encaminhamento ao DAF/SECTICS

Última atualização:

11/06/2024 – DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA EM SAÚDE – DLOG/SE/MS, que sugeriu encaminhamento ao DAF/SECTICS

Atualizado em 06/06/2024

29/05/2024 – Hoje, às 12:58, recebi uma ligação do gabinete da Senhora Ministra Nísia Verônica Trindade Lima, Ministra de Estado da Saúde.

Nesta ligação esclareci que chegou ao meu conhecimento, através de um grupo de WhatsApp, que a farmácia de alto custo AME MARIA ZÉLIA não estava disponibilizando medicamentos de alto custo, mais especificamente o medicamento “Clozapina”. Isso me sensibilizou, o que me fez ligar e enviar e-mails para o AME MARIA ZELIA, para maiores informações.

Partindo da resposta do AME, que se confirmou, fui buscando informações para saber exatamente de quem era a competência para abastecer as FMEs, chegando a conclusão nesse caso concreto, de que a responsabilidade é do Ministério da Saúde. A senhora Flávia com quem falei, informou que encaminhou a demanda para o DAF – Departamento de Assistência Farmacêutica do SUS, para esclarecimentos.

Estamos acompanhando e aguardando com o Ministério da Saúde a regularização do abastecimento.

Senhora Ministra,

Sirvo-me da presente para encaminhar a Vossa Excelência “print” do e-mail recebido da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica – Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, informando que a aquisição e distribuição do medicamento Clozapina 100mg para os estados é de responsabilidade do Ministério da Saúde (MS), e que esse órgão federal responde por 47% dos medicamentos do componente especializado (alto custo) fornecidos pelo SUS no estado de São Paulo.

O medicamento está com atraso de entrega pelo Ministério da Saúde, houve entrega parcial em 27/05/2024 referente a programação do 2º tri/24 – em processo de conferência e separação pelo Operador Logístico para posterior distribuição as FME’s.

Aguardando agendamento de entrega pelo Ministério da Saúde do restante da pauta do 2º TRI/24 junto ao almoxarifado central SES/SP – Aguardando previsão de entrega pelo Ministério da Saúde.

Atenciosamente

Conceição Aparecida Santos

Atualizado em 27/05/2024 – Segunda-feira – 12h31, e-mail recebido da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (CAF) – Secretaria de Estado da Saúde

➡️Acesse o link: https://www.gov.br

Enviada para Brasília em 27/05/2024

Deixe uma resposta